Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de junho de 2012

O QUE MOTIVA A SUA AÇÃO?





O QUE MOTIVA A SUA AÇÃO?

Texto básico: Salmos 139:23, 24.
23 – Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
24 – E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Introdução:
Toda ação humana tem origem em um motivo, aquilo que motiva a ação, sempre há uma intenção antes de uma ação. Todas as nossas decisões são baseadas em pressupostos em nossas vidas, que são as experiências, o conhecimento, a cultura, as crenças, etc. e em uma motivação.
No texto lido, o salmista está se desarmando diante de Deus, se fragilizando, abrindo suas intenções, sendo transparente e verdadeiro. Está reconhecendo que pode ter tomado decisões e andado por caminhos que, por não terem uma correta motivação, eram caminhos maus.
É certo que o Senhor já conhece nossas intenções mesmo que não a exponhamos, contudo, ao pedir que Ele nos sonde, estamos afirmando: NÃO QUERO MAIS SER GUIADO POR MOTIVAÇÕES ERRADAS.
Nesta noite vamos investigar a motivação de algumas pessoas que se aproximaram de Jesus e seremos questionados, pelo Espírito Santo, sobre nossas motivações, caminhemos juntos pela Palavra de Deus.

Desenvolvimento.
Motivação, segundo o dicionário Michaelis é uma espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento. Processo de iniciação de uma ação consciente e voluntária.
Exemplos de motivação.
1.        Suprimento.
João 6:26-27
26 - Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
27 - Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.
Muitas pessoas estão buscando a Deus com a motivação de terem suas necessidades supridas. Aquele povo padecia de fome por morarem em uma região de deserto e viam em Jesus a saída para suprir a necessidade de alimento.
Nos dias atuais vemos pessoas indo às igrejas em busca, não de alimento, mas de bens. Temos visto nos canais de televisão pregações e testemunhos sobre as grandes conquistas materiais, carros, casas, empregos, promoções e isso tem lotado templos.
Se Jesus estivesse em carne e osso entre nós certamente diria: me buscais não pelos sinais, mas pelos carros, mansões e dinheiro para vos saciar.
É verdade que quando buscamos a Jesus, por causa d’Ele, todas as nossas necessidades serão supridas.
DEUS NÃO SUPRE CAPRICHOS, SUPRE NECESSIDADES!

2.        Auto-ajuda.
João 6: 60, 66-69
60 - Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
66 - Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.
67 - Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
68 - Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
69 - E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.
Outras pessoas aproximam-se de Cristo buscando palavras de autoajuda, palavras de ânimo, afirmações de que tudo vai ser um mar de rosas, que tudo vai dar certo aqui na terra, que tudo vai se ajustar, etc.
É importante ressaltar que o discurso de Jesus jamais tratou de céu ou paraíso aqui na terra, mas de céu no céu e descanso no paraíso.
“No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”, João 16:33.
Entretanto é certo que, se o buscarmos por causa d’Ele venceremos o mundo viveremos em paz, “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” João 14:27.

3.        Dúvida.
Mateus 19:16-22
16 - E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
17 - E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
18 - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
19 - Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
20 - Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
21 - Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
22 - E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Existem pessoas que reconhecem Jesus como o único caminho, o amam, vivem uma vida piedosa, se esforçam em cumprir os mandamentos, contudo estão divididos, querem Jesus, desde que não toquem em algo que lhes é precioso, não peçam que mudem determinados costumes, gostos e posturas.
Quero Jesus, mas do meu jeito. É preciso busca-Lo sem restrições, sem reservas, aberto às mudanças que Ele queira fazer.
Se assim o fizermos seremos renovados, “Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” II Coríntios 4:16

4.        Desmascarar.
Mateus 16:1-3
1 - E, CHEGANDO-SE os fariseus e os saduceus, para o tentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu.
2 - Mas ele, respondendo, disse-lhes: Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro.
3 - E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?
Existem aquelas que se aproximam de Deus, ou dos cristãos, com o objetivo de desmascarar a Cristo, a Bíblia ou o cristão. Ficam racionalizando tudo o que é dito, fazem perguntas capciosas para testar e fazer o crente escorregar, ou entrar em contradição.
Queridos, a curiosidade, as dúvidas, as perguntas, os questionamentos são saudáveis, entendam bem, desde que a intenção seja conhecê-Lo, seja crescer em conhecimento, não testá-Lo.

Conclusão.
Muitas pessoas aproximam-se de Deus com excelentes motivações, buscando-O pelo que Ele é, buscando a salvação ou como entendê-la, mudança de vida, sentido para a existência, respostas para perguntas que são feitas internamente, paz para tantos dias de tormenta.
Buscando simplesmente forças e razão para viver.
Não importa a motivação, aproxime-se de Jesus, pois Ele transformará suas intensões.
É impossível aproximar-se de d'Ele e sair do mesmo jeito, "chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós" (Tiago 4:8a), afinal VENHA COMO ESTA!

Sua motivação determina quem você é em Deus. 

Pr. Eduardo Henrique
Ministrado no MBLemuel no dia 10 de junho de 2012.

BIBLIOGRAFIA:
Bíblia de Estudo Plenitude;
Bíblia de Estudo Dake;
Bíblia Hábil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário