Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de junho de 2012

GRAÇA E SANTIDADE – ALIANÇA ETERNA














GRAÇA E SANTIDADE – ALIANÇA ETERNA

Texto básico: II Corintios 6:1
E NÓS, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão.

Introdução:
Temos recebido do Senhor a convicção de que devemos ser agentes multiplicadores de Sua graça, temos falado sobre essa graça que muitas vezes é incompreensível, estamos no tempo da graça, precisamos vivê-la, e nesta noite vamos aprofundar mais um pouco esse tão maravilhoso assunto, pois ele é inesgotável.

Desenvolvimento.
Somos o que somos hoje exclusivamente pela graça, mesmo aqueles que se acham extremamente pecadores, pois ainda estão vivos pela graça da vida.
O Ap. Paulo, como crente, alegrava-se em dizer: "Mas pela graça de Deus sou o que sou". (1º Coríntios 15:10).
Numa obra de graça, o Espírito Santo, pelo poder de convicção das Escrituras, dá ao pecador uma visão de si mesmo, e em seguida, livra o pecador da frustração resultante, ao lhe dar uma visão de Cristo, através da luz do evangelho. Um velho Puritano certa vez clamou: "Ó, onde estaria eu, se não tivesse olhado para Cristo?"
Muitos teólogos históricos tentaram definir o indefinível, a GRAÇA, e desse esforço surgiram expressões maravilhosas, vou citar uma delas:
"Graça e amor são essencialmente o mesmo, sendo que graça é o amor se manifestando e operando em certas condições, e adaptando-se a certas circunstâncias. O amor não tem limite nem lei como tem a graça. O amor pode existir entre iguais, ou pode ir até aos que estão acima de nós, ou descer aos que estão abaixo de nós. Mas a graça, por sua natureza, só conhece uma direção. Ela desce aos que estão abaixo; é amor de verdade, mas amor às criaturas, portanto humilhando-se. O amor de um rei por seus iguais ou pelos outros do palácio real é amor. Mas seu amor aos súditos é graça. É por este motivo que o amor de Deus é chamado de graça", Alexandre Whyte, um pastor escocês que viveu no fim do século 19 e faleceu em 1921.
Ainda apresentamos três aspectos sobre a graça:
Primeiro: Aquele que dá graça é Alguém gracioso. Ele é tão belo, Ele é tão gracioso. Há uma graça tal n’Ele que ela arranca adoração de nós;
Segundo: Aquele que dá graça não é apenas gracioso, mas Ele dá graça de uma forma tão graciosa que ela é gratuita, é para todos;
Terceiro: Na própria palavra graça há o elemento de que aqueles que receberam graça serão tão transformados, tão afetados, tão tocados que agradecerão a Deus. O terceiro significado nos mostra que haverá uma resposta daqueles que receberam graça. Há uma correspondência, pois no verdadeiro significado de graça há um elemento de responsabilidade. Depois de recebermos a graça de Deus, espera-se que sejamos graciosos. Espera-se que sejamos responsáveis para que não façamos mau uso, abusemos ou desperdicemos a graça de Deus.
Quando recebemos a graça de Deus, ela é gratuitamente dada a nós, mas não podemos recebê-la em vão. Há algo que deve vir disso. Deus nos chamou de acordo com Seu propósito. Ele não nos deu graça sem nenhum propósito. Ele não nos deu graça sem nenhum requerimento futuro. Realmente, muito embora a graça nos seja dada gratuitamente, há um comprometimento, observe bem que não é um pagamento, pois se assim fosse não seria graça. Quando Deus nos dá graça, Ele confiou algo a nós; ou podemos dizer que Ele confiou a Si mesmo a nós.
1.    A graça nos deu a vida.
Romanos 6:23
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Graças a Deus recebemos esta vida graciosa. Recebemos esta vida eterna, e com esta vida eterna estamos capacitados a ter comunhão com Deus. Por causa desta vida somos chamados filhos de Deus. E somos verdadeiramente Seus filhos, não apenas pelo nome, mas pelo novo nascimento; somos nascidos na família de Deus; somos nascidos no reino de Deus. Por meio desta vida estamos capacitados a viver sobre a Terra vitoriosamente, graciosamente, fazendo a vontade de Deus, agradando-O. Em outras palavras, o maior dom que Deus deu ao homem é a vida, e essa vida está em Seu Filho. E essa vida não é outra senão a do próprio Filho.
1ª João 5:12.
Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.
Colossenses 1:27
Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;

2.    Essa graça precisa crescer.
A graça é dada uniformemente. Todos têm igualmente, mas a forma como tratamos a graça, a forma como nos relacionamos com a graça, a forma como negociamos com a graça faz uma grande diferença.
Alguns recebem sua porção da graça e não crescem nela, antes a sufocam com argumentos humanos. É POSSÍVEL CRESCER NA GRAÇA. É PRECISO CRESCER NA GRAÇA! Como também é possível decair da graça.
II Pedro 3:17-18
17 - Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;
18 - Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

3.    A graça nos leva a trabalhar por Cristo.
I Corintios 15:10
Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.
Uma das maneiras de amarmos ao Senhor é termos responsabilidade com aquilo que Ele nos concedeu para trabalharmos, a graça é a maior arma do crente contra o pecado e a favor de outras vidas.

4.    A graça nos transporta do temor para o amor a Deus.
Você teme o Senhor ou você O ama? Isso irá determinar quão responsável você é. Se você realmente O ama, você não precisa que ninguém diga a você para ser responsável, você será responsável. Mas se tudo o que temos é um temor, muito embora saibamos que um dia haverá reconhecimento, ainda não compreendemos a essência da graça.
Romanos 8:14-16
14 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

I João 4:18-19
18 - No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.
19 - Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.

Conclusão.
II Corintios 9:6-8
6 - E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
7 - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
8 - E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
Precisamos semear, não só materialmente como citado no versículo 7, mas amor, santidade, fidelidade, compromisso, não por necessidade, mas por amor.
Mas como fazer isso se tenho pecado tanto? Se desisti de viver pela graça? Se entreguei os pontos e joguei a toalha?
Romanos 5:20-21
20 - Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
21 - Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

GRAÇA, SANTIDADE E RESPONSABILIDADE CONVIVEM NUMA ALIANÇA ETERNA. NUNCA PODEM SER DIVORCIADAS.

Pr. Eduardo Henrique
Ministrada no MBLemuel no dia 07 de junho de 2012.

BIBLIOGRAFIA:
Bíblia de Estudo Plenitude
Bíblia de Estudo Dake
Bíblia Hábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário