Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

EVANGELHO DO REINO DE DEUS


EVANGELHO DO REINO DE DEUS

Texto básico: Mt 4:23 “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.”
Introdução: nos dias atuais observamos a existência de várias religiões, com as mais variadas teorias, onde se encontra de tudo, ao gosto do freguês, porém, queremos, com esta mensagem, demonstrar que existem apenas duas religiões no mundo, desde Adão até hoje.
EVANGELHO significa boa notícia, ou boas novas, e a boa notícia é que, através da vida, morte e ressurreição de Cristo, surgiu a possibilidade de nos colocarmos, novamente, debaixo do governo de Deus, aleluia!
Em outras palavras, o Evangelho do Reino nada mais é do que o governo de Jesus sobre todas as áreas da vida.
Quando falamos em Reino de Deus não nos referimos a um reino futuro, quando da segunda vinda de Jesus, esse é o Reino pleno. Estamos tratando do Reino atual, que já chegou e todos aqueles que se submetem a Jesus tornam-se súditos desse Reino.
Para um melhor entendimento do que pretendemos, vamos ao início de tudo, ao gênesis.
Deus nos fez um ser tricotômico, possuindo corpo, alma e espírito e, na queda do homem algo morreu em seu ser, mas o que terá sido?
(Gênesis 1:26) - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Um dos principais atributos do homem que o torna semelhante a Deus é a liberdade, Ele não queria um robô que passasse o dia inteiro dizendo, mecanicamente, que o ama, mas que decidisse, livremente, amá-Lo.
O QUE TORNA UMA PESSOA LIVRE É A POSSIBILIDADE DE ESCOLHER.
A ÁRVORE(Gênesis 2:16) - E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
(Gênesis 2:17) - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Quando o homem comeu do fruto estava dizendo: “não queremos o teu governo sobre nossas vidas. Queremos ser donos do nosso próprio nariz.”
UM ERRO – o homem não é um ser absolutamente livre, ele é livre somente para escolher quem vai governá-lo. O homem seria um ser totalmente livre se controlasse todas as circunstâncias de sua existência.
A MORTE – ao comer do fruto o homem desligou-se de Deus e, desligar-se de Deus é morte, e morte espiritual. Nascemos separados de Deus, (Efésios 2:1) - E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.
A ESCOLHA – ao dizer não para Deus o homem disse sim para quem? (Jo 8:44) - Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. O homem estava dizendo sim para o diabo.
Percebam que Jesus estava falando com homens honrados, homens de bem, gente comum, como nós, não estava se referindo a prostitutas, bandidos e assassinos.
A FALSA INFORMAÇÃO– é comum entre as pessoas dizer que todos são filhos de Deus, que todos nascem do lado de Deus e que apenas os assassinos, bandidos e prostitutas estão do lado do satanás. Jesus contesta claramente essa informação afirmando que todos estão debaixo do governo do diabo, o apóstolo Paulo ratifica isso em Romanos 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
ILUSTRAÇÃO – maior nadador da história tenta atravessar um rio bravo que nenhum homem jamais conseguiu, lá estão repórteres e uma multidão para ver o feito. O pai do jovem está na margem com uma possante lancha. O rapaz inicia a travessia e, quando está no meio do caminho, sente câimbras, para de nadar e começa a afundar, ele se vê morto.
Neste momento ouve a voz do pai – meu filho não se afogue, bata as pernas e os braços, coragem! As palavras do pai não servem de nada, as pernas e braços não respondem e a única coisa que lhe resta é gritar – socorro meu pai! Seu pai sai em disparada e o salva.
Ao chegar à margem e ser questionado pelos repórteres qual será a reação do jovem nadador: - sou o maior nadador do mundo e me salvei ou – eu estava morto e meu pai me salvou.
Gostaria de lhe fazer uma pergunta: se você estivesse morrendo afogado e alguém pulasse na água e lhe dissesse: - olha pra mim, faça como faço, siga meu exemplo, lhe seria de alguma utilidade?
Naquele momento você precisaria de um exemplo ou de uma salvador? Muitos querem Jesus como um exemplo e não como o Senhor, antes de ser nosso exemplo Ele é nosso salvador, aleluia.
RELIGIÃO – vem do latim religare, ou seja religar. Muitas pessoas falam o seguinte: sou uma boa pessoa, não desejo mal a ninguém, eu só me apego a Deus, eu faço o melhor que posso, eu creio em Deus. Uma pergunta que não quer calar, qual o centro da confiança dessas pessoas? Elas próprias, confiam em suas próprias pernas, na sua integridade, em sua inteligência, em sua bondade e na sua justiça.
ELE VEIO – para estas pessoas Jesus declarou: (Mateus 9:13) - Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento – Ele veio para aqueles que não se consideram justos, que reconhecem serem pecadores e que sabem que não podem salvar a si mesmos.
A SEGUNDA ÁRVORE – Jesus é a segunda árvore da vida, diante dela nos encontramos em uma situação contrária a de Adão e Eva. Eles nasceram no sim, na comunhão com Deus e lhe disseram não. Nós nascemos no não, mortos espiritualmente, cortados da vida, debaixo do jugo do diabo.
Agora estamos diante do SIM de Deus para o homem, o sacrifício de Jesus é o sim de Deus para nós, estamos diante da cruz, que é a segunda árvore da vida. Deus quer nos religar a Ele, já nos disse um sim, Ele não ficou no céu gritando: seja bom, seja honesto, faça o melhor possível, faça boas obras, faça penitência, faça tudo o que puder pra chegar aqui.
JESUS É DEUS QUE VEIO AQUI PORQUE O HOMEM JAMAIS PODERIA IR ATÉ ELE.

Conclusão:
O JUGO (A CANGA) – é o mesmo que canga, aquela peça pesada de madeira que une bois. Nascemos debaixo do jugo tirano de satanás, mas Deus nos deu a liberdade para escolher permanecer com este ou trocar de jugo.
(Mateus 11:29) - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
(Mateus 11:30) - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Escolhamos, pois, o jugo de Jesus e atendamos ao alerta do apóstolo Paulo para não voltar ao antigo jugo.
(Gálatas 5:1) - ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
Decidamos, na liberdade que o Senhor Jesus nos concedeu lá cruz, jogarmos fora a canga, o julgo do pecado e nos submetermos ao GOVERNO DO EVANGELHO DO REINO DE DEUS, através de Cristo.
Pr. Eduardo Henrique

Ministração realizada no Ministério Batista Lemuel na noite do ida 13 de junho de 2012.

BIBLIOGRAFIA:
Bíblia de Estudo Plenitude.
Bíblia de Estudo Dake.
Bíblia Hábil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário