Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Esboço da Ministração: Ele ainda não enxugou todas as lágrimas

Textos básicos.
Apocalipse 7:17
Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.
Apocalipse 21:4
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

Introdução.
Jesus, nosso rabi, nos alertou que nesta vida teríamos aflições, Ele também nos garantiu que n’Ele venceríamos o mundo. Queridos, creio que aquelas palavras não foram vazias, não foram lançadas ao vento, ditas ao acaso, Jesus sempre tinha um propósito ao falar.
Todos nós temos nossas lutas, todos temos algo que aflige nossas almas, que nos inquieta e que, muitas vezes, nos leva às lágrimas, muitas vezes lágrimas contidas, sufocadas, mas que não deixam de ser lágrimas.
Nesta noite o Senhor nos trará, mais uma vez, a esperança de que somos e seremos consolados e que, um dia, não haverá mais choro, aleluia!

Desenvolvimento.
O que é a lágrima? Uma excelente definição filosófica, pois não vamos mencionar a questão fisiológica, foi dada por Agostinho.
As lágrimas são o sangue da alma.

O que nos leva às lágrimas? Certamente muitos acontecimentos são transformados em lágrimas, somos levados às lágrimas diante de grandes alegrias, mas normalmente elas surgem em momentos difíceis.

O QUE NOS LEVA ÀS LÁGRIMAS?
1.    Remorso - Mateus 26:75
E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.
“O remorso é a dor da alma.”
Anne Necker – escritora francesa
2.    Morte - Marcos 16:10
E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando.
3.    Quando somos injustiçados e perseguidos (Davi e José do Egito)
4.    Quando amamos e não somos retribuídos.
5.    Quando somos traídos pelas pessoas que mais amamos.
6.    De saudades por alguém que está distante.
7.    Quando somos abandonados por quem deveria nos proteger.
8.    Somos ignorados por quem deveria cuidar de nós.
9.    Quando não encontramos saída para os nossos problemas.
10. Quando aquilo que sonhamos para nossas vidas está cada vez mais longe de se realizar.
11. Quando perdemos a esperança de que dias melhores virão.
12. Quando nos decepcionamos com nós mesmos.
13. Quando percebemos que estamos cada dia mais longe do Criador.
14. Quando percebemos que estamos perdidos.

A PROMESSA: SEREMOS CONSOLADOS
1.    O início
Isaías 61:1-7
1 - O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
2 - A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram;
3 - A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de alegria em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.
4 - E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.
5 - E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.
6 - Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis.
7 - Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.
É necessário ressaltar um aspecto importante: enquanto aqui na terra a promessa é que seremos consolados, aliviados, não há promessa de vida sem lágrimas, há promessa de consolo, ALELUIA!

2.    A confirmação.
Lucas 4:17-19
17 - E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,
19 - A pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do SENHOR.
Enquanto esteve aqui Ele chorou com os que choravam, Ele consolou os abatidos de alma, Ele foi o bálsamo.
Ele curou filhos para que pais não chorassem mais, ressuscitou mortos para que familiares não chorassem mais, curou enfermos para que não chorassem mais, apontou o caminho para que não chorassem mais por estarem perdidos, recebeu, beijou e abraçou os rejeitados para que não chorassem mais, deu esperança aos desesperançados para que não chorassem mais.
Ele se movia em compaixão pelos que choram, no episódio de Lázaro isso é demonstrado claramente.
João 11:32-35
32 - Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
33 - Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.
34 - E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.
35 - Jesus chorou.

3.    A continuidade
João 14:16-17
16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 - O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Jesus foi o primeiro consolador e, como não poderia deixar de ser, ao partir deixou um substituto à altura, o Espírito Santo.
No grego, a palavra outro se refere a algo da mesma espécie, do mesmo tipo, ou seja, alguém igual a Cristo tomaria o seu lugar.
Consolador tem o significado literal, no grego, de alguém que está ao lado para ajudar, encorajar, exortar (animar, encorajar), acalmar, aleluia!
Existem momentos que, apesar de estarmos rodeados de pessoas, nos sentimos extremamente sós. Há momentos em que consolamos outras pessoas, contudo não encontramos consolo para nós mesmos.
É exatamente para momentos como estes que Deus nos deixou o Espírito Santo, que habita em todos aqueles que entregam suas vidas a Jesus.

Conclusão.
Mateus 5:4
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Lucas 6:21
Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.
Ele ainda não enxugou todas as lágrimas porque elas só serão enxutas definitivamente na eternidade, essa não é nossa esperança, é nossa convicção, certeza, aleluia!
"Jamais haverá uma lágrima no céu, nada será triste,
decepcionante, deficiente ou errado”

Ele ainda não enxugou todas as lágrimas, mas já nos proporcionou todo o consolo de que precisamos, através do Espírito Santo, diretamente, ou dos seus templos, o corpo visível de Cristo, que somos nós.
Romanos 12:15
Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Sejamos agentes de consolo nesta geração, enxuguemos todas as lágrimas que pudermos, sejamos o lenço de Deus aqui, porque na eternidade não será necessário.

Pr. Eduardo Henrique

Mensagem ministrada no Ministério Batista Lemuel na noite do dia 26 de agosto de 2012 

BIBLIOGRAFIA
Bíblia de Estudo MacArtur
Bíblia de Estudo Plenitude
Bíblia de Estudo Dake
Bíblia Hábil
Novo Testamento Interlinear (SBB)
Manual Bíblico (SBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário