Pesquisar este blog

domingo, 5 de agosto de 2012

A Geração Burra e sua “adoração ESTRAGAvante”.


Num país muito, muito distante e há muito, muito tempo atrás, houve uma geração de jovens que amava muito seu rei. Ele era um bom rei, talvez o melhor de todos os tempos, e eles eram uma geração muita boa que tinha muito potencial. O rei tinha muitos planos para esta geração e pediu que eles fizessem algumas coisas. No início, todos da geração estavam empolgados e fizeram tudo que o rei pediu, mas depois de um tempo eles cansaram de fazer o que o rei pediu porque não viram muitos resultados e descobriram outras coisas que eles acharam melhores que podiam ser feitas em nome do rei. Ao invés de trabalhar ou ir para a escola, eles dançaram e fizeram cânticos. O tema sempre era o mesmo; tudo era sobre o rei. Como eles amavam seu rei. Não tinha cânticos suficientes para cantar sobre seu rei.
Um dia o rei estava passeando no seu reino e, para onde ele olhava, via pessoas dançando e cantando sobre ele. O rei achou legal no início, até ver a bagunça que seu reino tinha se tornado. Nada estava no lugar certo e nada estava sendo feito do jeito que ele tinha pedido, por isso ausentou-se do lugar. Será que ele não gostou dos seus cânticos? Será que ele não gosta de dançar?
É desse jeito que muitos estão hoje em dia na igreja. Pessoas “apaixonadas” pelo Rei, mas que não fazem nada do que ele pede. “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. Pessoas que vivem na prática do pecado e não vêem perigo lá, “Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”, mas não param de cantar. Uma igreja que é mais amiga do mundo hoje do que ontem. “Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus”. E elas dizem: “Mas, nós temos nossa adoração íntima e isso resolve tudo”. Meu amigo, Deus não está interessado em nossa adoração enquanto nós não obedecemos a Sua palavra. Deus não está interessado em nossos cânticos de paixão por Ele enquanto vivemos negociando com o mundo.
Muitos ao invés de fazer o que o Rei pediu, procuram conferências e shows, se viciaram no sentimento emocional que foi gerado no local e, por falta de poder reproduzir as mesmas emoções em casa, eles procuravam a próxima conferência para poder receber mais uma dose. Ao invés de dar ouvidos aos seus profetas, eles cantaram mais alto ainda. E, assim, uma geração com muito potencial está se perdendo.
Uma pergunta me veio à mente: como alguém gasta literalmente horas na presença de Deus e depois sai do mesmo jeito que entrou? Será que não deveria ter algo diferente sobre as pessoas ou em suas vidas? Será que não eram pra eles se tornarem mais santos? Incrível como as pessoas acham que isso é algo transformador sem nada ser transformado. Eles choram por causa dos seus pecados, mas na param de pecar, me lembrando de um homem chamado Esaú.
Hebreus 12:16-17
16 - E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.
17 - Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.

Existe arrependimento que muda vidas e existe remorso que não muda nada; só choram porque o resultado é ruim.

II Coríntios 7:10; Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
Não tem como passar tempo na presença de Deus sem uma mudança notável. Quando Jacó saiu da presença de Deus, ele saiu mancando; quando Moisés desceu do monte depois de dias na presença de Deus, seu rosto saiu brilhando. Eles foram marcados. Não tem como gastar tempo na presença de Deus sem mudança de vida, caráter e personalidade. É impossível! E isso nos leva a questionar se é realmente tempo na presença de Deus ou muita emoção; pois não tenho dúvida sobre a emoção ligada nisso, sobre as lágrimas derramadas nos seus travesseiros. Mas ainda assim uma pergunta fica ecoando no ar: “Como é que pessoas gastam horas com Deus e não se tornam mais como Ele? Como é que pessoas gastam dias ‘adorando’ Ele e não fazem o que Ele pede? Como eles podem continuar nos seus pecados declarando seu amor por Ele?” É um mistério (ou não). Há muitas pessoas se declarando filhos do Rei e amantes Dele só que vivem fazendo tudo o que Ele não aprova. Deus chamou essa geração para marcar o mundo, mas a verdade é que ela tem sido muito mais influenciada do que ela tem influenciado. Vivem curtindo os mesmos pecados do mundo: fofoca, mentira, masturbação, pornografia, namoro impuro, sexo e lá vai a lista com todos os adjetivos que descrevem uma igreja desviada e enganada. Muitos estão enganados pensando que os cânticos eram mais importantes do que os mandamentos, obediência e santidade. Amor não é um cântico. Amor é obediência.
João 14:21; Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
I João 5:3; Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.
Amor e obediência são inseparáveis.
Muitas pessoas trocaram suas Bíblias anos atrás por CD’s e DVD’s, e assim se tornaram preguiçosos e burros, um povo que não sabe mais o que Deus espera deles. Elas foram enganadas pelos cânticos que falaram que Deus os ama do jeito que eles são, e por isso não tem necessidade de uma mudança real. “Se Ele me ama assim, por que mudar?”
Isaías 59:2-3
2 - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
3 - Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade.

Salmos 24:3-5
3 - Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
4 - Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
5 - Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.
Queridos encontreiros, precisamos chegar ao encontro transbordando da presença de Deus, do seu Espírito Santo, para isso é preciso mãos limpas e coração puro. Sabemos que não há unção sem emoção, por eu Deus toma todo o nosso ser, inclusive as emoções. Sabemos, também, que existe muita emoção sem uma gota sequer unção. Não é isso que os encontristas precisam, emoção. Os louvores atraem a atenção de Deus e despedaçam o jugo, sabemos disso, não estou ministrando contra os louvores, mas alertando que louvores, sem obediência e atitudes, não são aceitos por Deus, pois já vimos que o pecado nos separa d’Ele.
Oro a Deus para que tenhamos corações humildes para, realmente, voltarmos ao primeiro amor, ao início de tudo, à obediência, em vez do sacrifício.
Que Deus nos abençoe!

              Pr. Eduardo Henrique
              
              Adaptado de texto do Pr. Jeff Fromholz

Nenhum comentário:

Postar um comentário