Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de agosto de 2012

A PORTA É ESTREITA!


Texto básico: Lucas 13:22-30

Introdução:
Há uma distorção do evangelho nos nossos dias, pessoas são levadas a buscar o céu aqui na terra, através de ensinos afirmando que não deveremos passar por problemas aqui; outras são levadas a buscar prosperidade material e isso passa a ser sinal de que a pessoa está em comunhão com Deus; outros são levados a buscar os dons espirituais, a profetizar e expulsar demônios, achando que estes sinais são de intimidade com Deus.
Nesta noite preciso falar do verdadeiro evangelho, falar, mais uma vez, a verdade: O CÉU NÃO É FÁCIL!

"Ajude-me a converter as nossas convicções em conduta e compromisso.”
Citações Judaicas

A graça da salvação está disponível, não precisamos de sacrifício nenhum, Jesus já fez todo o trabalho, devemos ir até Ele do jeito que estamos, porém não podemos permanecer do mesmo jeito, precisamos conservar a salvação vivendo uma vida de santidade.
É impossível nos aproximar do Senhor e sair do mesmo jeito; é impossível não ser marcado, se o encontro for verdadeiro, é impossível.

Lucas 13:22-30
22 - E percorria as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando para Jerusalém.
23 - E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu:
24 - Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.
25 - Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, SENHOR, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois;
26 - Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas.
27 - E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade.
28 - Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.
29 - E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus.
30 - E eis que derradeiros há que serão os primeiros; e primeiros há que serão os derradeiros.

Algumas considerações;
1.               A porta é estreita e o caminho apertado:
João 10:9
9 - Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
Na Lemuel faremos o que a Palavra do Senhor diz, pregaremos a graça de Deus não como um passe livre para o pecado, mas como uma grande arma contra o pecado, se for preciso alertar os que estão largos, alertaremos, desde que passem na porta.
Cristo é a única porta, a graça é a chave e o arrependimento, fé e santidade são as únicas formas de entrada.

"Muitas pessoas foram enganadas pelos cânticos que falaram que Deus os ama do jeito que eles são, e por isso não tem necessidade de uma mudança real."
Pr. Jeff Fromholz

2.               O caminho é apertado.
Mateus 7:13-14
13 - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Isso quer dizer que preciso me esgueirar, que preciso andar me ajustando e com cuidado para não sair do caminho.
João 14:6
6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
O caminho é Jesus, não é fácil andar com e por Ele.
Lucas 9:23
23 - E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Saibam, queridos, que faremos tudo que Deus nos mandar, seremos firmes, em amor, o quanto for preciso para que a igreja consiga andar pelo caminho

3.               Para estar na medida certa é preciso perder peso.
O peso que falo não é a gordura corporal, mas a espiritual. Precisamos emagrecer em alguns aspectos:
- perder o peso do orgulho, inclusive espiritual;
- perder o peso da mentira;
- perder o peso do amor pelo dinheiro e os bens materiais;
- perder o peso da língua grande;
- perder o peso do julgamento precipitado;
- perder a própria vida.
Lc 17:33
Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á.
Já ouvi alguns homens e mulheres de Deus, em determinado período de suas vidas em que se decepcionaram com algo, dizer: vou cuidar da minha vida. Cuidar da vida é perdê-la por Ele.

4.               A porta e o caminho são como uma peneira.
A porta ser estreita e do caminho apertado são como uma peneira, seleciona aqueles que estão em condições de passar. A espessura da peneira está descrita em Lucas 17:33-37.
34 - Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado.
35 - Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada.
36 - Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado.
37 - E, respondendo, disseram-lhe: Onde, Senhor? E ele lhes disse: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão os abutres.
Enquanto vivermos a graça estará disponível para voltarmos ao primeiro amor, nos arrependermos, reconciliarmos e entrarmos na bitola da porta e do caminho, mas chegará o dia que não será possível fazer mais nada a não ser chorar pelas inúmeras oportunidades desperdiçadas.

5.               A espessura é a santidade.
Hebreus 12:14
14 - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Neste ministério o discurso principal é a graça que nos constrange a levarmos uma vida de santidade, não querendo impor um julgo insuportável sobre vocês, porque Ele é quem opera tudo em todos. Dele vem tanto o querer quanto o efetuar. Falamos da eternidade com Deus, de algo que é possível, pois milhões de cristãos já conseguiram e nós conseguiremos também.
Ser santo é estar separado do pecado e consagrado a Deus. É ficar perto de Deus, ser semelhante a Ele, e, de todo o coração, buscar sua presença, sua justiça e a sua comunhão. Acima de todas as coisas, a santidade é a prioridade de Deus para os seus seguidores.
(Ef 4.21-24)
(1) A santidade foi o propósito de Deus para seu povo quando Ele planejou sua salvação em Cristo (Ef 1.4).
(2) A santidade foi o propósito de Cristo para seu povo quando Ele veio a esta terra (Mt 1.21; 1 Co 1.2,30).
(3) A santidade foi o propósito de Cristo para seu povo quando Ele se entregou por eles na cruz (Ef 5.25-27).
(4) A santidade é o propósito de Deus, ao fazer de nós novas criaturas e nos conceder o Espírito Santo (Rm 8.
(5) Sem santidade, ninguém poderá ser útil a Deus (2 Tm 2.20,21).
(6) Sem santidade, ninguém terá intimidade nem comunhão com Deus (Sl 15.1,2).
(7) Sem santidade, ninguém verá o Senhor.

6.               Não me cansarei de falar as mesmas coisas.
Hebreus 13:17
17 - Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
Um dia prestarei contas a Deus de cada um de vocês, por isso falarei a verdade das Escrituras, mesmo que incompreendido, mesmo que tratado com indiferença, mesmo que ignorado, mesmo que caluniado e difamado, não importa o preço a ser pago.
Não abrirei mão de pregar o Evangelho do Reino de Deus, com sua graça incompreensível e com sua santidade, que só é possível pela graça de Deus, pois para isto fui chamado, não por mim mesmo, não por homens, mas exclusivamente por Deus.
Filipenses 3:1b
Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.

Conclusão.
Tudo isso por um alvo.
Ser chamado de bendito do Pai e entrar no gozo do meu Senhor.
Mateus 25:31-34
31 - E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32 - E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
33 - E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
34 - Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;


        Pr. Eduardo Henrique


BIBLIOGRAFIA
Bíblia de Estudo MacArtur
Bíblia de Estudo Plenitude
Bíblia de Estudo Dake
Bíblia Hábil
Novo Testamento Interlinear (SBB)
Manual Bíblico (SBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário