Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Esboço Ministração: Rebele-se!


Texto básico: Romanos 7: 18-25.
Romanos 7:18-25
18 - Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
19 - Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
20 - Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
21 - Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
22 - Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
23 - Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
24 - Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
25 - Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.

Introdução:
Na próxima quarta-feira celebramos os 495 anos da Reforma Protestante, que foi um movimento cristão iniciado no início do século XVI pelo monge católico Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco solas.
Sola fide (somente a fé); Sola scriptura (somente a Escritura); Solus Christus (somente Cristo); Sola gratia (somente a graça) e Soli Deo gloria (glória somente a Deus).
Pois bem, de uma maneira extremamente resumida contamos o início da expressão “protestante”, aqueles que se rebelaram contra um evangelho contrário às Escrituras.
Nesta noite gostaria de te convidar a ser mais um protestante, um rebelde, te garanto que será por uma boa causa, aliás, por uma excelente causa: SUA VIDA.
O convite que o Espírito Santo faz nessa noite é o mesmo desde a fundação do mundo: REBELE-SE CONTRA SI MESMO, rebele-se contra a natureza pecaminosa, proteste contra as atitudes que te afastam de Deus, observe que me referi a afastar-se de Deus, não do seu amor, pois nada poderá nos afastar do amor de Deus.
No texto de referência vemos um Paulo mais próximo de nós, um homem como outro qualquer, que luta ardentemente contra sua própria natureza humana, não como algo vago, mas contra si mesmo, suas atitudes, suas práticas e posturas.

Desenvolvimento:
1.    Só nos rebelamos contra o que consideramos mau (v.18)
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Não podemos ser rebeldes sem causa, ninguém protesta ou se rebela contra algo bom, saudável, é necessário identificar que há algo extremamente mau em nós, por isso não descansarei enquanto não ver esse mau sufocado.

2.    O rebelde sabe exatamente o que precisa ser mudado (v. 19).
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
O apóstolo Paulo deixou exposta sua fraqueza, ele sabia exatamente o que precisava ser mudado, suas atitudes, posturas, ele sabia precisamente que precisava fazer, mas também sabia que não conseguia fazer tudo, pelo contrário, fazia o mal que não devia.

3.    O rebelde identifica a causa do que precisa ser mudado (v.20 e 21)
20 - Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
21 - Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.

Paulo se referia ao pecado que habitava em sua carne, desejos, apesar do novo homem interior não aprovar o pecado que ainda vivia em sua carne.
A expressão “carne” possui duas conotações bíblicas: 1) no sentido não moral para descrever a existência física do homem e 2) num sentido moralmente mal para descrever a humanidade do ser humano não redimido, ou seja, o remanescente do ser humano que permanecerá com cada cristão até que ele receba o corpo glorificado.

4.    O rebelde tem algo que julga ser bom (v. 22)
Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Paulo havia encontrado Jesus, passou o governo de sua existência a Ele, nascera de novo e sabia disso, sabia que um novo homem interior não aceitava o que a velha natureza teimava fazer, havia prazer em cumprir a lei de Deus.
Para se rebelar contra si mesmo é preciso ter algo melhor para substituir a velha situação, se não entregar a vida a Cristo não tente se rebelar, pois as consequências certamente serão desastrosas.

5.    O rebelde é um guerreiro (v.23)
Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
Paulo lutava contra a natureza humana, não se conformava, ele tinha um alvo bastante claro: O CÉU.
I Coríntios 9:26-27
26 - Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
27 - Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.

6.    O rebelde vai às últimas consequências pela sua causa (v. 24 e 25).
24 - Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
25 - Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
Paulo preferia a morte a viver daquele jeito, porque seu velho homem teimava em querer dominá-lo.

Conclusão.
Romanos 8:1
PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
O texto esclarece com todas as letras que a justificação só ocorre mediante a fé, segundo a imensa graça de Deus e que nenhuma condenação há ou haverá para aqueles que andam segundo o Espírito.
Nenhuma pecado alvo de arrependimento e confissão que um cristão, alguém que está em Cristo, cometa – no passado, presente ou futuro – poderá ser colocado contra ele, uma vez que o preço foi pago por Cristo e a justiça lhe foi imputada.
Nenhuma pecado jamais mudará a decisão legal de Deus em te justificar.
Romanos 8:33
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Pr. Eduardo Henrique


BIBLIOGRAFIA
Bíblia de Estudo MacArtur
Bíblia de Estudo Plenitude
Bíblia de Estudo Dake
Bíblia Hábil
Novo Testamento Interlinear (SBB)
Manual Bíblico (SBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário