Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Esboço Ministração: Metamorfose


Texto básico:
Romanos 12:2
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Introdução.
Nesta semana comecei a ministrar aula para os novos policiais da PMPE, ingressaram há pouco mais de um mês, e no início da primeira aula comecei a falar sobre as mudanças que a nova profissão traria para suas vidas.
De imediato começaram a relatar que os familiares deles já estavam comentando sobre o novo vocabulário, com palavras típicas da caserna como positivo, negativo; sobre o jeito de andar mais ereto; sobre a atenção e cuidado ao estar em locais públicos, como não sentar de costas para a porta em restaurantes; sobre a forma como enxergam a atividade policial, enfim, uma mudança radical de vida.
Também nessa semana terminou uma das novelas mais vista dos últimos tempos, não assisti um capítulo sequer e recomendo que não percam tempo com esse tipo de programa, contudo em todos os tipos de noticiários, que seja televisivo, rádio, jornal, revistas, web e todos os mais que existirem só se falava nisso. Pois bem, esse novela, como tantos outros programas televisivos, produzem uma mudança de hábitos, vocabulário, vestuário de uma maneira impressionante.
Nesta noite Deus me exorta a levá-lo a uma reflexão profunda sobre as mudanças que realmente pretendemos para nossas vidas, vamos caminhar juntos pela Palavra de Deus.

Desenvolvimento.
1.    A metamorfose é sobrenatural.
Na minha caminhada conheci muitas pessoas que tiveram hábitos, vocabulário, sotaque e posturas mudadas por causa do novo ambiente em que passaram a viver ou pelo tempo que investiram para estar em contato com determinados programas ou amizades, contudo também observei que essas mudanças foram externas, não internas, foram mudanças produzidas pela adaptação ao ambiente, pois o ser humano é extremamente adaptável, em resumo: foram transformações naturais.
No texto de romanos a palavra original do grego para transformação é metamorphoo, que significa transformação, transfiguração, a mesma palavra utilizada para a transfiguração de Cristo quando apareceu com o corpo glorificado para os apóstolos quando oravam no monte.
Mateus 17:1-2
1 - SEIS dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
2 - E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.

2.    A metamorfose é de dentro para fora.
Transformados pela renovação da vossa mente, entendimento.
A transformação que o evangelho opera é sobrenatural, é de dentro para fora, não é uma adaptação ao ambiente, não é apenas ritualística, de hábitos, vocabulário ou costumes, embora produza esses efeitos.
Deus estava se referindo ao local onde principia todas as nossas atitudes, A MENTE.
Colossenses 3:2
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Só uma coisa nos céus, na terra e debaixo da terra é capaz de mudar os pensamentos e a vida de um homem, o evangelho.
Romanos 1:16
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Deus transforma o homem transformando a mente. E como isso acontece? Considerando a glória de Cristo...
Olhar para ele é tornar-se como ele. Quando Cristo governa seus pensamentos, ele transforma você de um nível de glória a outro até – aguarde! – você estar pronto para morar com ele.
O céu é a terra de mentes sem pecado... Verdade absoluta. Sem medo ou raiva. Vergonha e suposição são práticas de uma vida anterior. O céu será maravilhoso, não porque as ruas são de ouro, mas porque nossos pensamentos serão puros.
Então, o que você está esperando? Dê a ele seus melhores pensamentos, e veja se ele não transforma sua mente.

3.    A metamorfose só acontece com o novo nascimento.
João 3:1-5
1 - E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 - Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 - Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
É disso que Jesus fala: “Não venha me dizer o que você fazia antes, não me importa o que você fazia. Importa-me o que você era. O que faz diferença para mim é o quanto a minha Palavra conseguiu transformar o seu coração a ponto de transformá-lo numa pessoa melhor”. De você olhar para trás e dizer: “Antes eu era assim, e pela força do Evangelho fui mudado”. Você percebe que a sua vida não é mais a mesma, porque o evangelho mudou o seu jeito de pensar, modificou o seu jeito de ser.
Só o novo nascimento produz nova mente, a nova mente produz novas motivações, que, por sua vez, produzem nova história de vida a ponto de, mesmo que o corpo adoeça e se deteriore, a mente e o espírito permaneçam perfeitos e renovados.
II Corintios 4:16
Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.

4.    A metamorfose produz um novo homem
A metamorfose do evangelho certamente produzirá as mudanças de que falamos no início, hábitos, vocabulário, vestimenta, posturas, pois os pressupostos para as atitudes foram mudados pela força do evangelho, não haverá mais nada do velho homem, apenas novidade de vida.
Efésios 4:22-32
22 - Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
23 - E vos renoveis no espírito da vossa mente;
24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
25 - Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
26 - Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
27 - Não deis lugar ao diabo.
28 - Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
29 - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
30 - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
31 - Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
32 - Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Conclusão.
Como o evangelho produzirá essa metamorfose? Da mesma maneira que ocorrem as mudanças naqueles novos policiais: convivendo e conhecendo mais e mais aquilo que abraçaram.
              Tenho pedido e clamado que Deus mude muitas coisas em minha vida, assim como certamente vocês fazem, observe que falo não de mudanças em torno de minha vida, mas mudanças em mim, exclusivamente em mim e a resposta que tenho recebido de Deus é só uma: SE RELACIONE MAIS COMIGO, INVISTA MAIS TEMPO NESSE RELACIONAMENTO, POIS SÓ ASSIM SERÁS PARECIDO COMIGO.

              Pr. Eduardo Henrique

BIBLIOGRAFIA
Bíblia de Estudo MacArtur
Bíblia de Estudo Plenitude
Bíblia de Estudo Dake
Bíblia Hábil
Novo Testamento Interlinear (SBB)
Manual Bíblico (SBB)



Nenhum comentário:

Postar um comentário