Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Esboço da ministração: Que amor é esse?


Texto básico:
Lucas 15:11-32
Introdução.
Ouvi, ia escrever por acaso, mas não há acasos para aqueles que creem nas Escrituras, uma canção que fez muito sucesso há algum tempo atrás, Eu te amo tanto (Lázaro) e há uma frase que me chamou atenção de uma maneira especial: POR QUE ME QUERES TANTO ASSIM?
Porque Ele iria querer alguém tão inconstante, que O deixou falando sozinho várias vezes, que fez piada dos seus sentimentos, que mesmo após ser ajudado inúmeras vezes disse que não o conhecia, que começou um relacionamento sério e o traiu e abandonou.
Pensei durante alguns dias na resposta dessa pergunta e a resposta que recebi do Senhor uma resposta simples e objetiva: PORQUE TE AMO! Mas que amor é esse? Que é tão maltratado e permanece imutável?

Desenvolvimento.
Algumas características desse amor:
1.    Pessoal
Deus nos conhece, nos considera e nos ama de forma pessoal. Deus ama a cada um como filho único. Deus conhece você, suas necessidades, seus anseios, seus planos, suas dificuldades, suas qualidades e o ama como filho único e como você é.
Certa vez perguntaram a uma mãe qual dos filhos ela amava mais e sabiamente aquela mulher respondeu: aquele que está precisando mais de mim é o que mais amo naquele momento.

2.    Escancarado
20 - E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
Devemos entender que o amor verdadeiro sempre estará patente, nunca obscuro, mas logo se entende que ele é real pelos seus efeitos, ou pela atitude de quem o possui.
Observe que o pai correu ao encontro do filho, talvez para não dar tempo de desistência, para ajuda-lo a chegar em casa (o filho estava fraco em todos os aspectos), para demonstrar ao filho e a todos o quanto era amado e importante.
Romanos 5:8 – Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

3.    Justo
Logo sendo Deus amor, mas também justiça, pela sua própria natureza de justiça julgará a cada um segundo as suas próprias obras. Sendo o homem por natureza pecador e Deus por natureza justo, Deus não poderia deixar de julgar ao homem de maneira justa, ou seja, condenando-o.
É aí que se manifesta o grande amor de Deus, ele se fez homem, para que pela sua morte, ou seja, a morte do único homem absolutamente justo, os pecados dos homens pudessem ser depositados sobre ele, que morreu uma morte substituta por todos.

4.    Incondicional
I João 4:19
19 - Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.
Algumas pessoas acham que precisam “esforçar-se” para que Deus as ame. “Se eu for “bom” Deus me ama. Se eu for “mau” Deus não me ama”. Isto também não é verdade. Deus ama e aceita você do jeito que você é. Deus não nos ama “em troca” do que fazemos ou somos. Deus não nos ama colocando condições.
É um amor sem questionamentos, aquele pai não fez qualquer pergunta ao filho, não lançou em seu rosto a ingratidão, não reclamou de seu mau cheiro e da sujeira que trazia impregnada em seu corpo e vestes.

5.    Constante
Deus nos ama com o mesmo amor, todos os dias. O Seu amor não é vacilante, não oscila, é sempre constante. Não é como o nosso que depende da nossa disposição de amar num dia e já no outro não estamos mais dispostos a amar, seja porque fizeram algo contra nós, seja porque estamos mal-humorados ou doentes.

6.    Generoso
29 - E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;
Deus não nos trata como nós merecemos. Dente por dente, olho por olho. Deus nos dá muito mais do que aquilo que nós imaginamos, queremos e merecemos.
Observe que o filho fiel nunca havia recebido do pai uma festa como aquela.

7.    Desinteresseiro
O amor de Deus que se basta em si mesmo, nos ama só para nos fazer o bem.
Salmos 116:12
12 - Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?
O que daremos ao Senhor que Ele já não tenha?
Adoração? Ele tem a melhor;
Louvor? Ele tem querubins e serafins fazendo isso vinte e quatro horas por dia;
Riquezas? Ele é o dono de todo ouro e prata;
Tempo? Ele é o Senhor do tempo.

Conclusão.
Não importa quem você é ou o que você faz, você é muito importante para Deus. Para Deus você é único e insubstituível, por isso ele não desiste nunca de você.
POR QUE ME QUERES TANTO ASSIM? POR QUE JUSTAMENTE EU?
Porque escolho as coisas loucas para confundir as sábias;
Porque escolho os que não são para confundir os que são;
Porque escolho os fracos e desprezíveis para aniquilar as fortes;
Porque quero enxugar suas lágrimas;
Porque quero limpar tuas vestes;
Porque te quero perto de mim;
Porque quero ser teu Deus;
Porque quero passar a eternidade contigo;
PORQUE TE AMO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário