Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Esboço de ministração: Conhecer a Deus


Texto básico.
Oséias 5:15, 6:1-3.
15 - Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, cedo me buscarão dizendo:
1 - VINDE, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; fez a ferida e a ligará.
2 - Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele.
3 - Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

Introdução.
O ser humano, por mais cético que possa parecer, sabe que há um ser criador de todas as coisas e que há alguém acima do nosso entendimento, conhecimento e alcance.
As religiões ensinam o homem a procurar Deus tentando subir para um estágio elevado de espiritualidade através de penitências, sofrimentos, carmas, pseudo-reencarnações e outras tragédias do cansaço inútil.
O contexto do livro de Oséias gira em torno do adultério do povo de Israel, Deus faz uma analogia de Israel com a esposa do profeta, Gômer, uma prostituta que teima em trair seu marido e um marido que teima em perdoar, amar e resgatar sua esposa.
É nesse contexto que Deus resolve, após permitir que os Assírios massacrem as tribos de Judá e Efraim, se retirar de Israel, quando afirma: voltarei ao meu lugar.

Desenvolvimento.
É certo que Deus ama o pecador mais odeia o pecado, por isso muitas vezes Ele permite que as consequências das nossas decisões equivocadas nos alcancem, produzam dor, sofrimento, angustia e nos levem ao reconhecimento do erro e ao arrependimento.
Observem que o texto é dito por Deus, em seu infindável amor afirma que se afastará, mas logo em seguida declara aquilo que devemos fazer e falar para a reconciliação, aleluia!
Apesar dessas afirmações datarem de 700 anos antes de Cristo, o Senhor ainda espera ouvir de muitos de nós estas frases.
O que Ele quer de nós?

1.    Arrependimento
5:15 - até que se reconheçam culpados
Marcos 2:17
17 - E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.

2.    Unidade na busca (vinde, vamos).
O Senhor deseja um grupo de pessoas que se reúna para pensar nas coisas que são do alto, busca-Lo; pessoas que influenciem, exortem e ajudem umas às outras em busca da sua face.
Colossenses 3:1-2
1 - PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2 - Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;

3.    Voltarmos para Ele (tornemos ao Senhor).
Voltarmos nossas atenções, energias, propósitos, prioridades.
Em Apocalipse 2:4-5 o Senhor afirma, em mais um alerta:
4 - Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 - Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

4.    Reconheçamos que haverá restituição.
É importante ressaltar que as feridas são consequências das nossas atitudes, contudo haverá cura, restauração, restituição, quando tornarmos para o Senhor, não há outra condição.
Em Cristo nós temos toda a cura, restauração e restituição.

5.    Reconhecer que sem Ele não há vida
2 - Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará.
João 14:6, Eu sou o caminho a verdade e a vida.
A vida está em Cristo, observe que, mesmo afirmando que voltaria ao seu lugar, o Senhor enviou o seu filho para fazer aquilo que nós não poderíamos, obter de volta a vida.

Conclusão.
O nosso Deus é um Deus que quer ser conhecido pelo seu povo, Ele não se esconde e além disso Ele procura o homem, aleluia!
Quando afirma que deseja ouvir de nós: Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR é sinal de que quer ser encontrado, conhecido por nós, mas como conhece-Lo?
A maior e mais perfeita revelação de Deus é o verbo que se fez carne e habitou entre nós, Jesus, e a Palavra escrita de Deus é a melhor forma de discerni-Lo.
A outra forma está registrada em Colossenses 1:26-27
26 - O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;
27 - Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;
CRISTO EM NÓS!

Pr. Eduardo Henrique

BIBLIOGRAFIA
BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE
BÍBLIA DE ESTUDO MACARTUR
BÍBLIA DE ESTUDO DAKE
BÍBLIA HÁBIL
NOVO TESTAMENTO INTERLINEAR (SBB)
MANUAL BÍBLICO (SBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário