Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de julho de 2012

SOU OVELHA, POSSO PENSAR?


Texto básico: Romanos 12:2
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Introdução.
Quero iniciar essa ministração relatando um acontecimento de minha vida profissional, pois bem, meados de 1986 estava com dois meses de início do curso para oficial da PM e toda a turma foi reunida para ouvirmos as boas vindas de uma determinada autoridade. Estávamos no auditório aguardando o pronunciamento, a autoridade chega, pega o microfone e, antes do esperado bom dia, afirma em alto e bom som: ALUNO NÃO PENSA!
Choque total, um jovem de dezoito anos, ávido por conhecimento e sendo treinado para liderar é informado que não pode pensar, foi a primeira indisciplina de minha carreira, pois pensei: isso não pode estar acontecendo.
Ora, pensar é algo inerente ao ser humano, é aquilo que o diferencia dos demais animais, já dizia o filósofo francês René Descartes: “Penso, logo existo”, em outras palavras, a existência do ser humano está vinculada ao ato de pensar.
Outro aspecto importante a ser ressaltado é que estamos vivendo a era da informação, ela existe em abundância e nunca esteve tão à mão quanto agora, basta um clique no mouse e se abre diante de nós um acervo infindável de informação.
Bem, trazendo o assunto para a realidade da igreja, gostaria de fazer algumas considerações sobre algo que julgo fundamental para o amadurecimento deste ministério: a ovelha deve pensar, refletir sobre o que crê e lhe é repassado. É verdade que desse ato poderão surgir dúvidas e questionamentos, é nesse momento que ocorre o crescimento, aleluia!

Desenvolvimento.
1.    Pensar o quê?
Colossenses 3:1-3
1 - PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2 - Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
3 - Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Apresentar nossa atenção àquilo que é espiritual, eterno; é ocuparmos nosso tempo com as coisas dos céus, pois nossas vidas estão escondidas em Cristo, aleluia!

2.    Como podemos fazer isso?
II Coríntios 3:5
Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus.
Quantas vezes lemos ou escutamos frases sobre o Reino de Deus e perguntamos: como essas pessoas conseguem chegar a esse conhecimento?
O apóstolo Paulo afirmou com esse versículo que a capacidade de pensar sobre as coisas do alto tem origem no alto, ou seja, em Deus. Os meus pensamentos são originados no Senhor, quando alimento meu espírito com a Palavra d’Ele, com louvor e adoração, com a comunhão com os santos.
O próprio Jesus afirmou em João 15:5 “sem mim nada podeis fazer”, quando nos conscientizarmos de que Ele é a origem de tudo, as coisas ficarão bem mais fáceis.

3.    Pensar as coisas de cima tem como consequência o conhecimento de Deus.
Salmos 32:9
Não sejam como o cavalo e o burro, que não tem entendimento, mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem.

"Quanto mais conhecemos, mais amamos." Leonardo da Vinci.

I Corintios 2:11-12
11 - Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
12 - Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.

Quanto mais conhecermos a Deus mais o amaremos, nos pareceremos com Cristo, seremos obreiros aprovados, instrumentos nas mãos d’Ele e voltaremos a pensar n’Ele e o conheceremos, o amaremos, nos pareceremos com Cristo, seremos obreiros aprovados, instrumentos nas mãos d’Ele e voltaremos a pensar n’Ele e o CICLO NÃO TERÁ FIM, ALELUIA!

"Quem tem imaginação, mas não tem conhecimento, possui asas, mas não tem pés." Joseph Joubert, escritor francês.

4.    Terei dúvidas, e agora?
Existem alguns tipos de dúvidas, contudo vou tratar de duas delas:
a.    Dificuldade em decidir, hesitação:quantas vezes temos dificuldades de decidir? Quantas oportunidades perdemos por causa da indecisão? Precisamos ter certeza da conexão com Deus para ouvir a sua voz e decidirmos.

b.    Incerteza acerca de um fato ou afirmação:há um adágio popular que afirma: Para perguntar é preciso saber, assim, quanto mais tenho conhecimento de Deus e do Seu Reino, mais dúvidas terei e perguntas surgirão, por isso leia as Escrituras, estude, leia livros relacionados às coisas que são de cima, encha-se de conhecimento e muitas das dúvidas serão respondidas, contudo surgirão milhares de outras perguntas.

c.    Dificuldade em manter uma decisão: há momentos em nossas vidas que tomamos uma decisão, seja em relação a uma atitude ou crer em algo, e, diante de acontecimento adversos ficamos em dúvida sobre aquela decisão e nos questionamos: será que agi corretamente? Será que estou crendo no que é correto?
Queridos, esse último aspecto ocorre com frequência no meio cristão. Diante de lutas, provas, dificuldades, injustiças e falsidades somos levados a duvidar da decisão que tomamos em relação a Jesus e àquilo que cremos.
Quero compartilhar um caso com vocês:

João 1:29-34
29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
30 - Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
31 - E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.
32 - E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.
33 - E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
34 - E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.

Lucas 7:19-22
19 - E João, chamando dois dos seus discípulos, enviou-os a Jesus, dizendo: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?
20 - E, quando aqueles homens chegaram junto dele, disseram: João o Batista enviou-nos a perguntar-te: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?
21 - E, na mesma hora, curou muitos de enfermidades, e males, e espíritos maus, e deu vista a muitos cegos.
22 - Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho.

Esse exemplo de João Batista, segundo Jesusentre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que ele (Lucas 7:28), nos mostra que momentos como estes não nos fazem indignos, por duvidar, pelo contrário, precisamos aproveitá-los para fortalecer a fé.

Conclusão.
“O zelo sem conhecimento é inútil.” Provérbios 19:2.

Nesta noite te convido a começarmos uma caminhada de descobrimento de Jesus, do Seu Reino, vamos, a partir de hoje, busca-Lo juntos. É certo que haverá momentos de incertezas, de questionamentos, de ansiedade, de fraquezas, mas juntos vamos conhece-Lo assim como Ele quer ser conhecido, ALELUIA!


Pr. Eduardo Henrique

Ministração Realizada no Ministério Batista Lemuel na noite do dia 01 de julho de 2012


BIBLIOGRAFIA:
Bíblia de Estudo Plenitude
Bíblia de Estudo Dake
Bíblia Hábil
Novo Testamento Transliterado

Nenhum comentário:

Postar um comentário