Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Esboço de Ministração: Selfie

Texto básico: 1ª Coríntios 11: 28-32
28 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
29 - Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR.
30 - Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
31 - Porque, se nós nos examinarmos a nós mesmos, não seríamos julgados.
32 - Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

2ª Coríntios 13:5
Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

Introdução.
Selfie é uma palavra em inglês, um neologismo que usa a palavra self, que significa eu próprio, a própria pessoa, com origem no termo self-portrait, que significa autorretrato, e é uma foto tirada e compartilhada na internet.
#usie
Junção de “us” (“nós”, em inglês) com “selfie”, foto junto com os amigos para fazer um clique.
#Belfie
Como supracitado, a belfie começou a ser eleita recentemente como um “oposto” a selfie - esta que tem o objetivo de mostrar o rosto da pessoa. Em vez disso, a imagem serve para destacar as costas do responsável pelo clique.
#Lelfie
Outra modalidade focada nas partes baixas no corpo, essa foto tem como objetivo dar destaque ao ponto de vista que a pessoa tem de suas próprias pernas.
#Relfie
A “relationship selfie” é um autorretrato para ser tirado a dois, com seu amado ou amada ao lado.
Encontramos selfies em várias situações, em alto de prédios, em enterros, dentro de necrotérios, em procedimentos cirúrgicos e por aí vai.
Recentemente vi uma reportagem sobre uma jovem que sofreu um acidente automobilístico e, em vez de ligar para alguém pedindo socorro, tirou algumas selfies e postou no instagran.
O autorretrato existe há séculos, e a auto foto teve seu primeiro registro em 1839, ou seja, não há nada de novo nisso.
O que diferencia a selfie do autorretrato é a publicação da imagem, se o autorretrato não for publicado não é selfie.
Muitos sociólogos acreditam que a selfie é a afirmação do narcisismo do ser humano, o egocentrismo.
Outros, porém, defendem que a maior motivação é a necessidade de aceitação que todos nós temos, por isso a maioria das selfies é registrada em lugares especiais, trajes especiais, ocasiões especiais ou pessoas especiais.

Mateus 7:1-5
1 - NÃO julgueis, para que não sejais julgados.
2 - Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
3 - E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
4 - Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
5 - Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
Observe que Jesus se refere a examinarmos e julgarmos outra pessoa, Ele afirma que a medida com que medirmos outra pessoa seremos medidos e julgados. Outro aspecto importante é a hipérbole que o Senhor usa para ressaltar a falta de autoexame quando afirma que temos uma trave em nossos olhos nem percebemos.
Nesta noite oro para que o Senhor nos faça enxergar as traves em nossos olhos, que nos ajude a tirar as escamas que embaçam nossa visão de nós mesmos, nesta noite o Senhor nos diz: EXAMINE-SE A SI MESMO!

Desenvolvimento.
Precisamos nos examinar:
1.    Examinar-se, pois está em jogo o que temos de mais precioso.
Examinai-vos a vós mesmos”, em primeiro lugar, porque é um assunto da mais alta importância. Pequenos comerciantes de joias podem observar bijuterias sem muito exame, mas quando se trata de ouro, eles vão manusear bem, pois eles não podem se dar ao luxo de perderem a melhor parte de seus pequenos ganhos! E ao se tratar de uma nota de cem reais, há uma ansiedade segurando-o até a janela para ver se a marca d'água está lá e se tudo está certo, pois pode ser uma grande perda. Ah, comerciantes e os homens de negócios, se vocês estiverem enganados em matéria de suas próprias almas, vocês estão enganados de fato!
Olhemos bem para os porta joias, as contas bancárias e garagens. Olhemos bem para tudo que temos examinado com tanto cuidado. Mas, lembremos, todo os bens que possuímos, é como o resto de feira em comparação com o que está em questão agora. E a sua alma, a sua própria alma, sua alma nunca morrerá! Vocês correrão esse risco?

2.    Examine-se, pois não teremos outra oportunidade.
Examinai-vos a vós mesmos” porque se cometermos um erro, nunca poderemos corrigi-lo, a não ser neste mundo.
A falência pode ter levado a fortuna uma vez e ainda pode fazer outra. Mas se torne falido – falência espiritual – nesta vida e você nunca terá a oportunidade de negociar novamente pelo Céu!
Um grande general pode perder uma batalha, mas com habilidade e coragem ele pode recuperar sua honra por ganhar outra. Mas se derrotado na batalha desta vida, você não pode mais cingir-se em sua armadura – você está derrotado para sempre!
O dia está perdido e não há esperança de você ser capaz de ganhá-lo novamente, nem mesmo a ponto de fazer a tentativa. É agora ou nunca, homem! Lembre-se disso! O estado eterno de sua alma paira em volta do hoje! Perca seu tempo; perca suas habilidades, tenha sua religião segundo plano, em relação ao seu sacerdote, seu ministro, ou de seu amigo, e no mundo vindouro você deverá lamentar eternamente por este erro, mas você não terá nenhuma esperança de muda-lo.

3.    Examine-se, pois podemos ser enganados.
Jeremias 17:9
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?
Quantos neste mundo pensam ser piedosos quando não são? Você tem no círculo de seus próprios amigos, pessoas que afirmam ser de tal forma que você costuma ficar em espanto e se perguntar como eles se atrevem a falar.
Amigo, se outros foram enganados, podemos não ser também? Se alguns aqui e ali caem em um erro, não podemos também fazer o mesmo? Somos melhor do que eles? Não, de maneira nenhuma! Também podemos estar enganados.
Acho que vejo as rochas em que muitas almas foram perdidas, as rochas da presunção e as atrai para aquelas todos os dias.
Aviso aos navegantes, PAREM, eu lhe imploro! Muitos foram tragados pelo mar da presunção e estão perdidos; muitos deram ouvidos ao canto da sereia da autoconfiança e agora estão lamentando na presente hora sua ruína eterna, e sua perda deve ser atribuída a nada mais do que a isso: que eles nunca examinaram para saberem se estavam na fé.
Conclusão.
E eu ainda tenho mais um motivo para apresentar. Examinai-vos a vós mesmos, meus caros amigos, porque se vocês estão agora em dúvida, a maneira mais rápida de se livrar de suas dúvidas e medos é pelo autoexame!
Acredito que muitas pessoas estão sempre duvidando de sua condição eterna porque não examinam a si mesmas. O autoexame é a cura mais segura para metade das dúvidas e medos que afligem o povo de Deus.
Olhem para o capitão lá longe, ele está em seu navio e ele diz aos marinheiros:
Você deve navegar muito cautelosa e cuidadosamente e estar em sua sentinela, para lhes dizer a verdade, eu não sei onde estou. Eu não sei exatamente a minha latitude e longitude e pode haver rochas muito próximas à frente e em breve poderemos ter o navio quebrado. Ele desce para dentro da cabine, ele procura as cartas, ele leva uma inspeção dos céus, ele vem de novo e diz: “icem cada vela e vamos tão alegremente como quisermos! Eu descobri onde estamos. A água é profunda e há um espaço de mar largo. Não há necessidade de vocês estarem em qualquer dificuldade, o exame tem me satisfeito.
E quão feliz você ficará, se, depois de ter procurado a si mesmo, você puder dizer: “eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” [2 Timóteo 1:12].
Leve esse fogo do autoexame já ao seu seio! Tenha este sangue cobrindo a nudez e vergonha dos seus pecados antes que seja descoberto diante de todos! Quando o cristão é examinado a graça de Deus se manifesta melhor e conforta-o. Todavia, ai daquele que se examina e não se acha a graça de Deus confortando-o! Portanto é bom nos examinar, pois Deus vai examinar todos, e também por causa do conforto que tal sondagem traz ao coração.
Lucas 18:10-14
10 - Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
11 - O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
12 - Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
13 - O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
14 - Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
Nesta parábola vemos dois homens que fazem um autoexame, um com escamas em seus olhos e o outro com os olhos limpos, um com uma percepção equivocada de sua natureza humana e outro um com a visão real de sua existência.

“Quem examina a si mesmo diante de Deus e encontra alguma virtude tem um péssimo discernimento de Deus, tem um exagerado discernimento de si mesmo e tem uma equivocada consciência de pecado.”
Pr. Ed René Kivitz

Nesta noite quero repetir a oração que um dia o Pr. Charles Haddon Spurgeon fez:

Uma das orações que eu desejo fazer muitas vezes enquanto eu viver, é esta: Senhor, deixe-me saber o pior do meu caso. Se eu tenho vivido em um falso conforto, Senhor, tire-o de mim. Deixe-me saber o que eu sou e onde estou, sim deixe-me pensar muito duramente sobre a minha condição diante de Ti, em vez de pensar mui seguramente e, então, ser arruinado pela presunção.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário