Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Examine-se!


Texto básico: I Coríntios 11: 28-32
28 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
29 - Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR.
30 - Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
31 - Porque, se nós nos examinarmos a nós mesmos, não seríamos julgados.
32 - Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

Introdução.
A natureza humana nos leva a examinarmos os outros, é impressionante como observamos roupas, frases, gostos, costumes, maquiagem, habilidades, decisões, medos, posturas, prioridades, fé.
Mateus 7:1-5
1 - NÃO julgueis, para que não sejais julgados.
2 - Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
3 - E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
4 - Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
5 - Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
Observe que Jesus se refere a examinarmos e julgarmos outra pessoa, Ele afirma que a medida com que medirmos outra pessoa seremos medidos e julgados. Outro aspecto importante é a hipérbole que o Senhor usa para ressaltar a falta de autoexame quando afirma que temos uma trave em nossos olhos nem percebemos.
Nesta noite oro para que o Senhor nos faça enxergar as traves em nossos olhos, que nos ajude a tirar as escamas que embaçam nossa visão de nós mesmos, nesta noite o Senhor nos diz: EXAMINE-SE A SI MESMO!

Desenvolvimento.
Precisamos nos examinar:
1.    Para nos aproximar de Deus
Observe que o texto de 1 Coríntios fala em sentar-se à mesa do banquete, em ser digno de fazê-lo, trata de dignidade, de reconhecimento da condição pecadora.
Todas as vezes que o homem aproximou-se de Deus ele foi confrontado com sua natureza humana e pecaminosa.
Isaías, no capítulo 6, ao ter a visão do Senhor assentado no alto e sublime trono bradou: ai de mim, que sou homem de lábios impuros; Pedro, glória manifesta de Cristo cai no barco e diz: afasta-te de mim; João, em Pátmos, desfalece e cai como morto aos pés de Cristo.

2.    Para não nos enganarmos
I João 1:8 - Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Muitos estão enganando a si mesmos por não fazerem um autoexame, é claro que se perguntar a vocês quem não peca certamente ninguém se manifestará, mas é preciso um exame minucioso, irmos fundo, é necessário vencer o medo e a vergonha, como vemos e ouvimos atualmente, é para os fortes, pois os fracos não conseguem.

3.    Pois Deus nos examinará
É necessário o autoexame pois Deus vai nos examinar. Foi uma pergunta triste quando Jesus indagou: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? (Mt 22.12). É sábio nos indagar agora quando há tempo, aquilo que Deus vai indagar no futuro quando não terá mais tempo para se preparar.
Reconhecer e se arrepender dos pecados ocultos é difícil, mas necessário. Com fogo o Cristão terá suas obras julgadas (I Coríntios 3:13 - A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um), mas a alma lavada no sangue de Cristo será salva.

4.    Para sermos perdoados e curados
I João 1:9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Tiago 5:16 – Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
Aqueles que não se examinam, não identificam os pecados; não identificando os pecados não os confessam; não os confessando não são perdoados e curados.
Conclusão.
Leve esse fogo do autoexame já ao seu seio! Tenha este sangue cobrindo a nudez e vergonha dos seus pecados antes que seja descoberto diante de todos! Quando o cristão é examinado a graça de Deus se manifesta melhor e conforta-o. Todavia, ai daquele que se examine e não se acha a graça de Deus confortando-o! Portanto é bom nos examinar, pois Deus vai examinar todos, e também por causa do conforto que tal sondagem traz ao coração.
Lucas 18:10-14
10 - Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
11 - O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
12 - Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
13 - O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
14 - Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
Nesta parábola vemos dois homens que fazem um autoexame, um com escamas em seus olhos e o outro com os olhos limpos, um com uma percepção equivocada de sua natureza humana e outro um com a visão real de sua existência.

“Quem examina a si mesmo diante de Deus e encontra alguma virtude tem um péssimo discernimento de Deus, tem um exagerado discernimento de si mesmo e tem uma equivocada consciência de pecado.”
Pr. Ed René Kivitz

Nesta noite voltemos para casa justificados pela graça de Deus manifesta em Cristo Jesus, por meio da confissão dos nossos pecados.

Pr. Eduardo Henrique

BIBLIOGRAFIA
Bíblia de Estudo Plenitude
Bíblia de Estudo MacArtur
Bíblia de Estudo Dake
Bíblia Hábil
Novo Testamento Interlinear (SBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário