Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Esboço da ministração: Pensamentos de Deus sobre Mim


Texto básico.
Jeremias 29:4-14
4 - Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para Babilônia:
5 - Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto.
6 - Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais.
7 - E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.
8 - Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que sonhais;
9 - Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o SENHOR.
10 - Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.
11 - Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
12 - Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
13 - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
14 - E serei achado de vós, diz o SENHOR,

Introdução.
Geralmente estamos bastante preocupados em saber o que as pessoas acham de nós.
Ficamos preocupados em como seremos avaliados, quais os comentários farão, se seremos aceitos e incluídos no grupo.
Queridos, essa preocupação interfere diretamente nas nossas atitudes, no nosso cotidiano, passamos a pensar no que vestir, no que falamos, como falamos, com quem falamos, muitas vezes passamos a representar e não somos mais nós mesmos.
Muitos estão moldando suas vidas de acordo com o que as pessoas pensam o dizem a seu respeito, tentando influenciar suas perspectivas, fazendo um verdadeiro marketing pessoal.
Muitos vendem um peixe que não podem entregar e acabam se frustrando e frustrando os outros.
O que pensam de mim? Que opinião as pessoas têm sobre mim?
Às vezes as opiniões podem divergir.
Pode ser que nos elogiem quando Deus nos condena;
Pode ser que nos condenem quando Deus nos elogia.
Conheço um casal que queria ficar bem na fita quando viu que alguns irmãos estavam vendendo suas propriedades e entregando o dinheiro para ser repartido com a igreja, então decidiram vender sua propriedade por X e só entregar a metade do valor, resultado foram mortos por tentarem enganar a Deus, seus nomes: Ananias e Safira.
A Bíblia diz:
Sonda-me, ó Deus, e conheces o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos?. Sl.139:23
Precisamos estar conscientes que a capa que nos esconde dos homens não nos esconde de Deus, por isso é melhor descobrir AGORA o que Ele pensa de nós.

Desenvolvimento.
O povo de Israel estava no cativeiro babilônico, depois de haver desobedecido ao Senhor não dando ouvidos à Sua voz através do profeta Jeremias que alertava para o iminente ataque dos babilônios e para o perigo que corriam.
De todo o povo de Israel sobraram, cativos, apenas 4.600 pessoas (Jr 52: 28-30).
Esse texto é parte de uma carta que Deus mandou Jeremias escrever para os sobreviventes do povo de Israel, uma carta de consolo, de exortação, de amor.
Nesta noite o Senhor também escreve essa carta para mim e para você, sobreviventes nesta terra, aleluia!
 O povo estava em terra estranha, muitos haviam se perdido, eram escravos, estavam debaixo do jugo de opressores, desesperançosos.
Talvez estivessem pensando como eram desafortunados, miseráveis e vivessem lamentando a própria sorte, contudo Deus não vê a nossa vida do plano humano, Ele não enxerga do mesmo ângulo, aleluia!
No verso 4 - Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para Babilônia – Ele deixa isso bem claro, quando afirma “FIZ TRANSPORTAR”, alguém pode estar pensando: que Deus cruel, levou o próprio povo para a escravidão, contudo a visão d’Ele para isso tudo é diferente: te tirei da morte em Jerusalém para a vida na Babilônia, te escolhi para a vida, para recomeçar meu povo, para dar continuidade ao meu plano de salvação da humanidade, ALELUIA!
Daqueles remanescentes saíram Jeconias e Salatiel, ascendentes da linhagem de Jesus.
Mateus 1:11-12
11 - E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para Babilônia.
12 - E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel;

Não veja a sua situação como um Deus ausente, pois Ele não é um Deus que se ausenta nos momentos de dor, lamento e frustração.
A palavra hebraica traduzida por pensamento é “machashabah”, que significa pensamento, ideia, plano, propósito.
Nesse sentido podemos identificar dois aspectos quando aa Escrituras se referem ao “pensamento de Deus”: a) ideia de quem somos, avaliação do que fazemos, avaliação de nossas vidas; b) plano, propósito, projeto, desígnio, finalidade.
Pensamentos, propósitos de Deus para o seu povo:

1.    Vivam intensamente, mesmo no aparente cativeiro.
5 - Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto.
Trabalhem, produzam, construam, abriguem-se, comam, fortaleçam-se, não desistam, não desanimem, vivam intensamente, porque vou precisar de vocês para dar prosseguimento aos meus pensamentos, planos.

2.    Multipliquem, cresçam.
6 - Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais.
Para aquelas pessoas Deus se referi literalmente a aumentar de número, pois, como já vimos, Israel foi reduzido a 4.600 pessoas, mas para nós o plano é no sentido espiritual: gerem filhos e filhas, netos e netas, cresçam, multipliquem, ganhem, preguem, conquistem, não diminuam, mas cresçam, CRESÇA LEMUEL, MULTIPLIQUE LEMUEL.

3.    Procurai a paz.
7 - E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.
O povo estava cativo na Babilônia e para ter paz era preciso que houvesse paz onde viviam, por isso o Senhor, sabiamente, determinou orem pela paz da Babilônia, pois assim vocês terão paz, o comando era e é orar por quem te persegue, te aprisiona, te constrange, te humilha, te violenta.
Mateus 5:10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

4.    Cuidado com o engano
8 - Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que sonhais;
9 - Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o SENHOR.
O povo estava fragilizado, dolorido, emocionalmente confuso, o profeta Jeremias não estava com eles, não havia quem os conduzisse, não sabiam para onde ir, o que fazer.
Esse é o melhor ambiente para os conselheiros de plantão, para os pitaqueiros, bem como para nossa mente agir nos auto-influenciando.
O alerta era claro: busquem a minha face, me busquem, ouçam quem levantei para apascenta-los.

5.    Perseverem, pois restaurarei a tua sorte.
10 - Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.
Para aquelas pessoas o tempo foi setenta anos, para mim e você talvez seja seis meses, um, dois ou mais anos, não importa, pois Ele, o Senhor, não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa, Ele restituirá tudo o que nos foi roubado, apenas devemos nos manter firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que n’Ele o trabalho não é vão (I Co 15:58), aleluia!

Conclusão.
11 - Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
12 - Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
13 - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
14 - E serei achado de vós, diz o SENHOR,
O Senhor deixa bem claro que tinha muitos planos para o seu povo, pensamentos e projetos de bênção.
Planos bem maiores, melhores e mais altos que os nossos, contudo Ele deixa bem claro que nos dará o fim que desejarmos.
Isaías 55:6-11
8 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
9 - Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
No Novo Testamento diversas vezes Jesus perguntou o que queres que te faça?Em outras palavras, qual o fim que desejais?
Para que tudo isso aconteça Ele só quer de nós uma coisa: me busquem de todo coração, com todas as tuas forças, desesperadamente, incansavelmente, incessantemente, porque eu ouvirei, eu ouvirei, eu ouvirei e serei achado de vós, aleluia!
Farei mudar a tua sorte, te tirarei do cativeiro, te sustentarei na tempestade, te porei de pé e trarei novo sopro de vida sobre ti.

Pr. Eduardo Henrique

BIBLIOGRAFIA
Bíblia de Estudo Plenitude
Bíblia de Estudo MacArtur
Bíblia de Estudo Dake
Bíblia Hábil
Novo Testamento Interlinear (SBB)
Manual Bíblico (SBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário