Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O que tuas amizades ensinam sobre você?


Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam teus preceitos.
Salmos 119.63


Companheiro sou de todos os que te temem. O último versículo diz: "Levanto-me"; e este diz: "Eu sou". É difícil nutrir certeza quanto ao futuro, a menos que estejamos certos agora. O santo homem gastava suas noites com Deus e seus dias com o povo de Deus. Os que temem a Deus amam os que o temem, e fazem uma seleção muito diminuta do número de seus companheiros sobre a base de serem eles homens tementes a Deus. Davi era um rei, não obstante era amigo de todos os que temiam ao Senhor, quer fossem obscuros ou famosos, pobres ou ricos. Ele era membro do colégio de todos os santos.

Ele não selecionou uns poucos santos especialmente eminentes e deixou os crentes comuns fora. Ele sentia-se feliz por pertencer à sociedade daqueles que tinham apenas o princípio da sabedoria na forma de "o temor do Senhor". Ele sentia-se prazeroso em sentar-se com eles nas mais humildes formas da escola da fé. Ele buscava o temor piedoso do coração, mas também esperava ver a piedade externa naqueles a quem ele admitia em sua sociedade; daí acrescentar: e dos que guardam teus preceitos. Se guardassem os mandamentos do Senhor, o servo do Senhor conservaria sua companhia. Davi tinha consciência de estar do lado piedoso; ele sempre pertencera à confraria puritana.

Os homens de Belial o odiavam por isso, e sem dúvida o desprezavam por conservar essa incomensurável companhia de homens e mulheres humildes, escrupulosos e religiosos; mas o homem de Deus de forma alguma se envergonhava de seus associados; por isso até mesmo se gloriava em confessar sua união com eles — que seus inimigos façam o que puderem com ela. Ele encontrou prazer e proveito nessa santa sociedade; ele cresceu mais associando-se aos bons e recebendo honra por conservar tão honrosa companhia. O que diz o leitor? Você confia nessa santa sociedade? Sente-se em casa entre essas pessoas agraciadas? Se a resposta é positiva, então você pode extrair conforto desse fato. As aves da mesma espécie se mantêm juntas. Uma pessoa é conhecida pela companhia que mantém. Os que não nutrem o temor de Deus em seu coração dificilmente desejarão a companhia dos santos; isso seria muito desconcertante; seria maçante demais. Eis nosso conforto quando somos entregues à morte: congregar-nos-emos com aqueles que amaram os santos na terra; seremos contados em seu número nas regiões celestiais.

Pr. Charles Haddon Spurgeon

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Insultos, como você reage?


“E saberei responder a quem me insulta, pois confio em tua palavra.”

Salmos 119.42


E saberei responder a quem me insulta. Esta é uma resposta incontestável. Quando Deus, ao conceder-nos a salvação, responde nossas orações com paz, nos sentimos imediatamente preparados para dar resposta às objeções dos infiéis, aos sofismas dos cépticos e às zombarias dos escarnecedores. É muito mais desejável que os ultrajes sejam respondidos, e daí podemos esperar que o Senhor salve seu povo a fim de que uma espada seja posta em suas mãos com a qual disperse seus inimigos.

Quando os que nos humilham são também humilhados por Deus, podemos rogar-lhe que nos ajude a silenciá-los com provas incontestáveis de sua misericórdia e fidelidade.

Pois confio em tua palavra. Sua fé foi vista por ser ele confiante enquanto se achava sob provação, e roga que pudesse repelir os escarnecedores através de uma experiência feliz. A fé é nosso argumento quando buscamos as misericórdias e a salvação; fé no Senhor que nos fala em sua Palavra. "Confio em tua palavra" é uma declaração mais digna de se fazer do que qualquer outra; pois aquele que pode realmente fazê-la certamente recebeu o poder de tornar-se filho de Deus e ser assim herdeiro das misericórdias infinitas.

Deus nutre mais respeito pela confiança de uma pessoa do que por tudo mais que se acha nela; pois o Senhor escolheu a fé para ser a mão aberta a receber suas misericórdias e sua salvação. Se alguém nos reprova por confiarmos em Deus, repliquemo-lhe com argumentos conclusivos, mostrando que Deus cumpriu suas promessas, ouviu nossas orações e supriu nossas necessidades. Ainda o mais céptico se vê forçado a curvar-se diante da lógica dos fatos.

Neste segundo versículo desta oitava, o salmista faz uma confissão de fé, e uma declaração de sua certeza e experiência. Note que ele faz o mesmo nos versículos correspondentes das seções que se seguem. Veja o versículo 50: "Tua palavra me vivifica"; versículo 58: "Imploro tua graça"; versículo 66: "Pois creio em teus mandamentos"; versículo 74: "Porque em tua palavra tenho esperado." Um sábio pregador pode encontrar nestas expressões uma valiosa série de sermões em torno da experiência humana.

Pr. Charles Haddon Spurgeon

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Esboço de ministração: Ele tem cuidado de vós


Texto básico: 1 Pedro 5:6-11
6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
11 A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.

Introdução.
O apóstolo Pedro escreveu a carta à igreja de Roma logo após o imperador Nero ter incendiado a cidade e espalhado a notícia de que os cristãos seriam os responsáveis pela tragédia.
O povo estava sendo perseguido, o sofrimento era grande, mortes estavam acontecendo em todo canto e o sofrimento era quase insuportável.
Assim como Deus mandou aquela carta aos romanos para exortá-los a prosseguir nessa noite Ele também nos trás as mesmas palavras – TENHO CUIDADO DE VÓS.
É interessante como muitas vezes achamos que o Senhor tem nos esquecido em meio às dificuldades, outras vezes achamos que Ele não está no controle de tudo e vemos nossas vidas tomarem um rumo que jamais imaginávamos, eu já passei por isso algumas vezes, então passamos a duvidar se o Senhor tem cuidado de realmente de mim.

Desenvolvimento.
1.    Humilhai-vos, a condição para sermos exaltados.
6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Lembremos que o povo estava sofrendo grande perseguição, humilhação e morte, mas a recomendação de Deus através de Pedro foi: HUMILHAI-VOS.
Muitas vezes nos momentos de aflição nos tornamos insensíveis à soberania de Deus, tentamos soluções por nossa própria conta, tentamos decidir sozinhos o caminho para sair daquela situação, mas o comando de Deus é exatamente o oposto, Ele diz: DEPENDA DE MIM, RECONHEÇA SUA INCAPACIDADE!
A maioria dos problemas que passamos são fruto de nossas decisões equivocadas, quando as tomamos sem a direção de Deus, ora se tudo deu errado por que não O seguimos, porque achamos que a solução acontecerá sem Ele?
Observe que o texto é bem claro: humilhar-se é condição, não há outro caminho.

2.    Ansiedade não nos pertence.
7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
O povo estava sendo perseguido e morto, crianças, jovens, adultos e idosos, imagino que havia entre eles grande aflição e ansiedade para que tudo passasse logo, para que aquele pesadelo tivesse fim, é nesse contexto que Deus afirma: lance sobre mim sua ansiedade.
Devemos lançar sobre o Senhor todo o descontentamento, desânimo, desespero e sofrimento, bem como devemos crer que Ele sabe o que está fazendo com nossas vidas.

3.    Ele cuida de nós.
7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Mesmo depois de tomarmos decisões desastrosas, mesmo depois de ignorarmos seus alertas e sinais, Ele continua cuidando de nós.
Observe que o povo estava sendo massacrado, exterminado e mesmo assim Deus estava cuidando dele, o apóstolo Pedro deixa claro: independente das circunstâncias e das sua percepção ELE TEM CUIDADO DE VÓS.

4.    Resistir em momentos de crise
8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
O Senhor poderia perfeitamente dizer para terem cuidado com os perseguidores, com as armadilhas, mas a maior preocupação de Deus não é com as consequências naturais, as mortes e perseguições, a preocupação é com a eternidade, com a salvação, por isso devemos ter cuidado com as decisões que são tomadas durante uma crise, o mais importante é a eternidade.
Mateus 18:9
E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.

5.    Todos nós estamos sendo provados.
9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
“Sabendo que as mesmas aflições”. Esta afirmação se refere não às perseguições que os cristãos romanos estavam passando, mas às tentações que todo cristão passam, causadas pelo leão rugidor que jamais desiste de tentar devorar os filhos de Deus.
Observemos que mesmo nesses momentos em que estamos sendo tentados pelo inimigo ou provados por Deus estamos sendo alvo do CUIDADO DE DEUS, aleluia!

6.    Há um chamado.
10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
Apesar de todas as nossas imperfeições, falhas, decisões equivocadas e ingratidão há uma graça maravilhosa que nos chama para sermos a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido (I Pedro 2:9).
7.    Todo sofrimento no presente é pequeno.
10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
Imagine um povo que está sendo dizimado, foi forçado a fugir de suas casas, viu-se perseguido e morto e Deus diz, com todas as letras, que foi pouco.
Queridos Deus não vê nossos problemas na perspectiva que nós, Ele é onisciente nós não, d’Ele provem todo conhecimento e nós não temos nada, Ele é Deus e nós não!

Precisamos viver com o entendimento de que os propósitos de Deus que se cumprirão no futuro exigem certa dor e renuncia no presente.
II Coríntios 4:17
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

Conclusão.
Ele tem cuidado de nós, mesmo que não estejamos percebendo, mesmo que as circunstâncias não revelem, mesmo que não entendamos.
Ele sabe o que está fazendo, Ele apenas deseja e espera que façamos a coisa certa.
Romanos 11:33-36
33 O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
34 Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
Hebreus 1:1-3
1 - HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
2 - A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
3 - O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
Se as Escrituras afirmam que Ele mesmo nos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá isso acontecerá.
10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.

Pr. Eduardo Henrique

BIBLIOGRAFIA
Bíblia de Estudo MacArtur
Bíblia de Estudo Plenitude
Bíblia de Estudo Dake
Novo Testamento Interlinear

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Você tem medo de más notícias?


"Não se atemoriza de más notícias."
Salmo 112.7

Cristão, você não deve temer a chegada de más notícias; porque, se você está angustiado por elas, o que dizer dos outros homens? Os outros homens não têm o seu Deus a quem recorrer; eles nunca provaram sua fidelidade como você provou, e não é de surpreender que eles estejam ajoelhados com alarma e encolhidos de medo. Mas você professa ser de outro espírito; você foi gerado novamente para uma viva esperança, e seu coração vive no céu, e não nas coisas terrenas.

Pois bem, se você for visto confuso como os outros homens, onde está o valor daquela graça que você professa ter recebido? Onde está a dignidade daquela nova natureza que você alega possuir?

Novamente, se tiver de ficar alarmado, como os outros ficam, você será levado, indubitavelmente, aos pecados tão comuns aos outros sob circunstâncias penosas. Os incrédulos, quando são surpreendidos por más notícias, rebelam-se contra Deus; murmuram e pensam que Deus os trata com aspereza. Você cairá neste mesmo pecado? Você provocará o Senhor como eles fazem?

Além disso, os homens não-convertidos geralmente correm para os meios errados a fim de escapar das dificuldades, e você certamente fará o mesmo se a sua mente ceder à pressão atual. Confie no Senhor e espere pacientemente por Ele. Seu procedimento mais sábio é fazer como Moisés fez no mar Vermelho: "Aquietai-vos e vede o livramento do Senhor." Pois, se você ceder ao medo quando ouvir as más notícias, será incapaz de enfrentar o problema com aquela calma compostura que estimula para o dever e sustenta sob a adversidade.

Como pode você glorificar a Deus, se age como o covarde? Os santos têm muitas vezes cantado os altos louvores de Deus com ardor, mas sua dúvida e desalento, como se não tivesse ninguém para ajudá-lo, exaltaria o Altíssimo? Portanto, tenha coragem, respaldado em segura confiança da fidelidade de seu Deus da aliança, "não se turbe o seu coração, nem se atemorize".

Pr. Charles Haddon Spurgeon

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Um completo estranho ao evangelho.


"Feliz és tu, ó Israel! Quem é como tu? Povo salvo pelo Senhor."
Deuteronômio 33.29


Aquele que afirma que o cristianismo torna os homens miseráveis é, ele mesmo, um completo estranho a ele. Teria sido estranho, por certo, se nos tivesse feito desprezíveis, porém vejamos a que posição ele nos enaltece! Ele faz-nos filhos de Deus.

Suponha que Deus tivesse dado toda a felicidade a seus inimigos e reservasse para sua própria família toda a lamentação? Terão Seus inimigos prazer e alegria e Seus filhos nascidos no lar herdarão tristeza e desgraça? O pecador, que não tem parte em Cristo, chamar-se rico em felicidade e irmos lamentar como se fôssemos paupérrimos e pedintes?

Não, vamos regozijar-nos no Senhor sempre e gloriarmo-nos em nossa herança, pois "não recebemos o espírito de escravidão para viver outra vez atemorizados, mas recebemos o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai". A vara do castigo deve recair sobre nós em nossa medida, mas ela opera para nós os frutos confortáveis da justiça; portanto, pela ajuda do divino Consolador, nós, o "povo salvo do Senhor", alegrar-nos-emos no Deus da nossa salvação.

Somos casados com Cristo; e nosso grande Noivo permitirá que sua esposa permaneça em constante aflição? Nosso coração está costurado ao dele: somos membros dele, e, embora por algum tempo possamos sofrer como nosso Cabeça sofreu uma vez, somos mesmo agora abençoados com bênçãos celestiais nele. Temos a seriedade da nossa herança nas consolações do Espírito, que não são nem poucas nem pequenas. Herdeiros da alegria para sempre, temos antegozado nossa porção.

Há fachos de luz de alegria para anunciar nosso eterno nascer do sol. Nossas riquezas estão além do mar; nossa cidade com firmes fundações estende-se do outro lado do rio; raios de glória do mundo dos espíritos animam nosso coração e instam-nos a avançar. Verdadeiramente é dito a nosso respeito: "Feliz és tu, ó Israel! Quem é como tu? Povo salvo pelo Senhor?"

Pr. Charles Haddon Spurgeon

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Você já se pesou hoje?


"Pesado foste na balança e achado em falta."
Daniel 5.27


É conveniente pesar-nos com freqüência na balança da Palavra de Deus. Você achará um santo exercício ler algum salmo de Davi e, enquanto medita sobre cada versículo, pergunte a si mesmo: "Posso dizer isto? Já me senti como Davi? Meu coração penitenciou-se por causa do pecado, como o dele quando escrevia seus salmos de penitência?


Minha alma tem sido tomada de verdadeira confiança na hora da dificuldade, como a dele quando entoou as misericórdias na cova de Adulão, ou nas cavernas de En-Gedi? Tomo o cálice da salvação e invoco o nome do Senhor?" Então volte-se para a vida de Cristo e, enquanto lê, pergunte a si mesmo em que proporção você está conformado à sua semelhança. Empenhe-se em descobrir se tem a mansidão, a humildade, o espírito amoroso que Ele constantemente inculcava e demonstrava.


Tome, então, as epístolas e veja se pode acompanhar o apóstolo no que ele disse sobre sua experiência. Alguma vez você exclamou como ele - "Desventurado homem que sou! quem me livrará do corpo desta morte?" Você já se sentiu humilhando-se a si mesmo? Você tem visto a si mesmo como o principal dos pecadores e inferior ao menor dos santos? Você conheceu alguma coisa da sua devoção? Poderia você juntar-se a ele e dizer: "Para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro"?


Se lemos assim a Palavra de Deus como um teste de nossa condição espiritual, temos boa razão para fazer uma pausa, às vezes, e dizer: "Senhor, sinto que nunca antes experimentei isso. Faze-me experimentá-lo! Dá-me verdadeira penitência, tal como esta sobre a qual li. Dá-me fé real; zelo mais ardente; inflama-me com amor mais fervoroso; concede-me a graça da mansidão; faze-me mais como Jesus.


Não permitas mais que eu seja 'achado em falta', quando pesado nas balanças do santuário, para que não seja achado em falta nas balanças do julgamento." "Não julgueis, para que não sejais julgados."

Pr. Charles Haddon Spurgeon